Cefaleia Tensional

      Nada pior do que acordarmos na madrugada com dor de cabeça . Pois foi assim que acordei hoje com uma dor terrível , muitos de nós sofre com esse mal , então fui dar uma pesquisada e achei muitas coisas interessantes e repasso algumas :

         Dor de cabeça, ou cefaleia, é um sintoma frequente, de intensidade variável, associada a causas diversas e nem sempre de fácil diagnóstico.  Quando não está correlacionada com uma doença, como sinusite, fibromialgia, gripes e resfriados, aneurismas, ou mesmo com a tensão pré-menstrual, é denominada cefaleia primária e classificada em três tipos diferentes: cefaleia tensional, cefaleia em salvas e enxaqueca.
        
       Na cefaleia tensional, a dor é de intensidade leve ou moderada e não impede que a pessoa exerça suas atividades rotineiras. Na cefaleia em salvas, ela é pulsátil, muito forte, e manifesta-se em crises, de uma a oito por dia.
      
      Já a da enxaqueca costuma ser unilateral, latejante, de intensidade de média a forte, e piora com a movimentação. Provocada por um distúrbio neurovascular crônico, é uma dor incapacitante que obriga o paciente a recolher-se num quarto escuro em virtude da hiper-sensibilidade à luz e aos ruídos. 
      
     Não há uma causa única para dor de cabeça tensional. Este tipo de dor de cabeça não é uma característica hereditária que ocorre em famílias.
     Em algumas pessoas, dores de cabeça de tensão são causados pela contração involuntária e crônica de músculos na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo. 
     Essa tensão muscular pode ser causada por:
  • Repouso insuficiente
  • Má postura
  • Estresse emocional ou mental, incluindo depressão
  • Ansiedade
  • Cansaço
  • Fome
  • Excesso de exercícios.
Dores de cabeça tensionais são geralmente desencadeadas por algum tipo de estresse de origem externa ou interna. Exemplos de fatores de estresse incluem:
Ter problemas em casa / vida familiar difícil

Estar esperando um filho ou filha
Preparar-se para testes ou exames
Voltar de férias
Iniciar um novo trabalho
Perder um emprego
Estar insatisfeito com o próprio corpo
Prazos no trabalho
Competição em esportes ou outras atividades
Ser perfeccionista
Não dormir o suficiente
Se envolver em muitas atividades / organizações.
A cefaleia tensional episódica geralmente acontece por uma situação estressante isolada ou um acúmulo de estresse. Estar exposto ao estresse diariamente pode levar à cefaleia tensional crônica.
Remédios para a cefaleia tensional
   Vitamina B: esta vitamina ajuda a dar energia aos neurônios que, devido ao estresse e aos esforços diários, trabalham em excesso. Uma boa quantidade desta vitamina oferecida ao organismo pode prevenir este tipo de dor de cabeça. Por isto, é conveniente adicionar a vitamina B mediante os comprimidos que encontramos em lojas de produtos naturais. Uma capsula de 250 g por dia, durante 2 semanas seria muito conveniente para nos recuperarmos. Se preferir, a vitamina B pode ser encontrada no fígado de boi, nos peixes de profundidade e nos ovos.
·         Lavanda: é perfeita para aliviar o estresse e a dor de cabeça. Pode ser tomada como infusão, preparando 2 ramos secos, em água fervente, e tomando todas as manhãs e no meio da tarde. Esta medida poderá melhorar consideravelmente a cefaleia tensional. E ainda, se colocamos óleo de lavanda em água fervente e inalarmos o vapor, também colhemos efeitos muito benéficos.
·         Artemísia: ideal para a cefaleia tensional. Esta planta possui substâncias que ajudam a regular os neurotransmissores do cérebro e a normalizar o fluxo sanguíneo para essa região. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, o que a torna perfeita quando tomada em infusão. Pegue 2 de suas flores, coloque-as para ferver em água e tome-as no meio da tarde, depois de deixar a infusão repousar por 15 minutos. Beba-a em pequenos goles.
·         Magnésio: segundo muitos estudos, o magnésio é efetivo para prevenir e aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca. É um mineral que relaxa os músculos e alivia o estresse, acalmando os nervos e a dor de cabeça. Onde pode ser encontrado? No arroz integral, no cacau em pó, nas sementes de abóbora, no manjericão seco, nas sementes de linho e de cominho, nas nozes, etc.
·         Menta: outra das opções perfeitas para tratar as cefaleias. Nos relaxa e alivia a dor. Se tomamos duas infusões por dia, uma pela manhã e outra no café da tarde, logo notaremos seus efeitos benéficos. Para isto, bastam 2 colherinhas de menta seca pra uma xícara de água bem quente. Deixamos repousar por alguns minutos e tomamos pouco a pouco. Tente tomar todas estas infusões quando estiver relaxado, fazendo com calma e com tempo.

Fontes :http://drauziovarella.com.br/http://www.minhavida.com.br/http://melhorcomsaude.com/

Comentários