Dormir bem, acordar bem!

   Como ontem falamos em noites mal dormidas , hoje vamos dormir bem, nada como uma boa noite de sono de anjos , e acordar dispostos e de bem com o mundo , pois é assim que nos sentimos após uma boa noite de sono rejuvenescedor .
  Dei uma lida por aqui e por ali e achei umas dicas bem interessantes e muitas delas eu já seguia sem conhecer e digo são boas mesmo!



Dormir bem é indispensável para quem busca saúde e qualidade de vida. Ter uma boa noite de sono ajuda a restabelecer a energia física e mental perdida no dia-a-dia, reparar as células, liberar hormônios e ajustar o sistema imunológico. Noites mal dormidas geram dias com baixo rendimento, mau humor e dificuldades de concentração. Em longo prazo, as pessoas que dormem pouco apresentam mais eventos cardiovasculares, envelhecem mais rápido e estão mais sujeitas a doenças degenerativas.
O ideal é ter uma noite de sono tranqüila e procurar dormir entre 7 e 8 horas por noite.

Segundo o neurologista Leandro Teles (CRM 124.984): “O sono é tão fundamental quando nossa alimentação, quando ele não vai bem, surge um efeito cascata que leva a deteriorização progressiva do organismo”.

Cinco benefícios de uma boa noite de sono:

Aumento do desempenho físico
Quando dormimos profundamente, nosso corpo produz o hormônio GH – que ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Essa substância só começa a ser produzida cerca de meia hora depois que dormimos. Sendo assim, pessoas com o sono muito fragmentado tem dificuldades em sintetizar esse hormônio, sentindo-se mais fracas e sem disposição.
Combate à hipertensão
Um sono profundo e sem interrupções está relacionado a bons níveis da pressão arterial. Uma noite mal dormida deixa o corpo com elevados níveis de estresse, aumentando a adrenalina no sangue e, consequentemente, elevando a pressão sanguínea.
Prevenção da obesidade
Durante o sono o nosso organismo produz uma substância chamada leptina, um hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. Por isso, pessoas que dormem mais tendem a consumir menos calorias durante o dia.
Fortalecimento da memória
Durante o sono o nosso corpo realiza a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como a memória e o aprendizado.
Melhora do desempenho no trabalho.
Uma noite bem dormida aumenta a disposição, diminui os níveis de estresse e deixam as pessoas mais felizes. Prontas para cumprir suas tarefas e desempenhar todas as suas funções de forma satisfatória ao longo do dia.


Dicas para dormir melhor

Já ouviu falar em higiene do sono? São medidas para melhorar os hábitos antes de dormir e tornar o relaxamento mais fácil à noite.
- Horários fixos: Tenha sempre um horário definido para deitar e dormir e outro para acordar, de acordo com sua necessidade. Manter um ritmo contínuo e com horas previstas cria um ciclo saudável.
- Local preparado: O seu quarto deve estar adequado em relação à luz e ao barulho para não afetar o sono, sendo o mais agradável possível. Cuidados com o colchão, como eliminar desníveis e rangidos, são recomendados.
- Cama é para dormir: Não a use para ler, comer ou trabalhar com o computador.
- Jantar leve: Procure fazer refeições mais leves antes de se deitar, pois comidas pesadas podem atrapalhar a noite.
- Álcool não ajuda: Ao contrário do que muitos pensam, as bebidas alcóolicas não são garantia de um sono de qualidade. Elas devem ser evitadas, pois fazem com que a pessoa acorde ao longo da noite.
- Atividade física: Manter-se ativo também ajuda a melhorar as noites, entretanto exercícios físicos devem ser evitados após as 18 horas.


Comentários