Perigos das redes sociais


    Muitas vezes me pergunto qual a necessidade que algumas pessoas têm para postar tudo o que fazem nas redes sociais, chega a ser assustador .Sempre brinco que um dia verei a foto de um coco  no facebook rsrs. E muitos não sabem o risco de se exporem tanto e principalmente com fotos de seus filhos.    Ontem li um artigo no G1 que me chamou mais ainda a atenção sobre o tema, “Australiana perde prêmio após publicar selfie com bilhete vencedor; amigo no Facebook usou código de barras para resgatar premiação".e resolvi dar uma pesquisada . Andei lendo por aqui e por ali e achei muitas coisas interessantes .

 Uma das febres da internet é o Facebook que desde o seu surgimento em 2004 vem ganhando proporções gigantescas e a cada dia uma multidão de novos usuários.
 O ponto mais frágil de segurança na internet é o próprio usuário. Ou seja: você é o principal responsável pelos riscos que corre ou divulgar informações no Facebook.

Existe privacidade em redes sociais?
A primeira coisa que precisamos pensar é a diferença entre “Público” e “Privado”. Uma rede social é um lugar público, algo como a praça ou as ruas da cidade, até mesmo como o Shopping. Redes social, o Facebook, não são lugares privados, particulares como a sua casa ou o seu quarto.
Portanto, esqueça sua privacidade quando estiver em uma rede social como o Facebook, Orkut, LinkedIn, Twitter e semelhantes.
Quando você entra para qualquer serviço na internet, assina termos de uso e termos de privacidade, aceitando que seus dados e informações sejam usados pela empresa que administra o conteúdo ou serviço. Aposto que você que usa o Facebook nunca leu isso, certo?
Então, mesmo que você não queira, para usar o Facebook você tem que permitir que eles tenham acesso irrestrito à sua conta e possam usar suas informações comercialmente. Disso não há como fugir e não existe nada que você faça para evitar. Apenas excluir por completo a sua conta é que evitará o uso de suas informações por eles. Mas, enquanto você estiver usando o serviço, infelizmente terá que submeter-se.
Não existem garantias de Privacidade
Outra coisa importante é que, o que você fizer no Facebook, tudo o que publicar, mesmo que seja para um grupo fechado, suas informações estão públicas.
Ou seja: se você publicar uma foto e fechar para que apenas amigos tenham acesso e vejam, ainda assim algum amigo pode salvar a imagem no próprio computador e republicar de forma aberta e livre para outros. Isso vale para textos e vídeos também.
Nem mesmo conversas fechadas no bate-papo do Facebook (inbox) ficariam privadas se uma das partes quiser copiar o conteúdo e divulgá-lo.
O máximo que você pode fazer é processar o indivíduo por “constrangimento” ou coisa do tipo, dependendo do mal que isso causar a você. Mas não há mecanismo legal que proíba alguém de divulgar algo que viu numa rede social. Voltamos ao ponto em que redes sociais são “praças públicas”.
Não existe “violação de privacidade” se foi você mesmo(a) quem disponibilizou publicamente uma informação.

Escolha bem seus “Amigos”

Então, a primeira coisa a se fazer em sua conta do Facebook é sanear suas amizades e rede de amigos. Abra a sua lista de “Amigos” e comece a limpar, excluindo quem não é realmente de seu círculo familiar, amigos realmente conhecidos e pessoas com as quais você precisa manter contato por uma rede social.
 Controle de Privacidade do que é publicado  Toda vez que você vai compartilhar e publicar algo no Facebook, é possível determinar quem pode visualizar aquela informação, seja foto, texto ou vídeo.
Você pode determinar, sempre que for publicar algo, quem poderá ter acesso àquilo e até o alcance que terá. Por exemplo: algo que for marcado como apenas para “Amigos”, não pode ser, mais tarde, “Compartilhado” publicamente por seus amigos de forma automática. A opção “Compartilhar” some, sendo permitido apenas às pessoas “Curtir” e/ou “Comentar”.
Botão Geolocalização (Onde você está?) Um recurso muito perigoso do Facebook é o botão “Onde você está?”, que pode determinar num mapa exatamente sua localização, ou que você previamente determinou ou que seja marcado automaticamente pelo GPS do seu “espertofone”, Tablet ou notebook.
Inocentemente você adora contar às pessoas onde está, onde tirou suas fotos e quem são os amigos que estão com você, mesmo que eles não tenham pedido isso.
Fique atento a este recurso para desativá-lo quando estiver usando o Facebook em aparelhos móveis. Mesmo aparelhos sem GPS podem determinar sua localização pelo sinal de dados da rede de sua operadora de celular.

Marcar e desmarcar fotos

Um outro problema é a marcação de fotos no Facebook. É possível que, ao publicar uma foto, você selecione o rosto das pessoas para serem identificadas. Ao marcar ou ser marcado, essa foto vai automaticamente para o mural da pessoa e para seus álbuns e podem ficar públicas, de acordo com as configurações que a pessoa tenha determinado para aquele tipo de conteúdo.
Nunca marque outras pessoas Se a pessoa não pediu para ser marcada e identificada naquela imagem, por que você fará isso? Só marque pessoas que realmente queiram isso e que possam usar o mesmo controle de privacidade que você quer e usa para as suas fotos.
Desmarque-se de fotos Vá ao seu álbum e desmarque seu nome e sua identificação de fotos que sejam públicas, constrangedoras ou que possam ser prejudiciais a você. Se for o caso, solicite que fotos com você sejam apagadas.
Limpe seu álbum de fotos
  Vá aos álbuns de fotos e imagens que você já publicou no Facebook e repense a utilidade delas e se não podem colocar você, sua família e seus amigos em risco, com informações que podem comprometer sua segurança ou mesmo sua credibilidade/seriedade.
As vezes, por uma simples foto na rua de sua casa, alguém pode determinar onde você mora, sua classe social, suas preferência e círculos de amizade. Imagens podem ser usadas para fazer montagens comprometedoras. Pense bem antes de colocar uma foto do seu carro novo…

Comporte-se como se estivesse na rua

Por fim, voltamos ao início: use o Facebook sabendo que esta é uma rede pública e que suas informações deve ser tratadas ali com o máximo de seriedade e cuidado possível.
Não leve para o Facebook coisas que são de foro íntimo, familiar ou restrito ao seu grupo de amigos. Inclusive repense a forma como você usa essa rede social em seu local de trabalho ou mesmo para questões profissionais. Cada coisa tem seu lugar!
Tenha sempre em mente : Não existe “violação de privacidade” se foi você mesmo(a) quem disponibilizou publicamente uma informação

Fonte : http://www.ferramentasblog.com/

Comentários