Conservas Caseiras


      Mais uma dica para facilitar nosso dia-a-dia , conservas caseiras são fáceis de fazer e práticas , eu sempre faço e o povo não reclama  rsrs
       Os vegetais podem durar até seis meses no pote, basta conservá-los bem.
Uma das melhores maneiras de guardar vegetais por mais tempo é fazer uma conserva de legumes. Cenoura, abobrinha, tomate, palmito, pepino, ervilha, milho e azeitona são exemplos de alimentos que pode servir.

Como fazer uma conserva de legumes: 


Para começar, cozinhe os legumes. O mais adequado é que eles fiquem al dente, ou seja, firmes, embora cozidos. Isso vai garantir mais sabor aos ingredientes na hora em que forem consumidos. Eles também não perderão tantos nutrientes.
Os diferentes tipos de legumes exigem diferentes tipos de corte. Se for usar cebola, por exemplo, lembre-se que ela precisa ser cortada em rodelas antes que seja lavada. Deixá-la de molho na água por uns dez minutos ajuda a diminuir a acidez, evitando aquela choradeira na hora do manuseio.
A vagem e a cenoura podem ter diferentes cortes, a seu gosto. Já no caso do pepino, descarte as duas extremidades antes de lavá-lo e adicioná-lo à conserva de legumes.
Quando for acomodar os ingredientes no pote da conserva, disponha-os em camadas. Isso garantirá um toque de sofisticação e beleza, deixando a conserva mais apetitosa. Faça isso antes de acrescentar os condimentos.
Por último, vêm os líquidos. Uma ótima dica é fazer uma misturinha para intensificar o sabor. Você deve ferver o vinagre, o azeite e o orégano. Depois de misturar bem, despeje por cima dos legumes até que eles fiquem totalmente imersos. Espere pelo menos 24 horas antes de consumir para que esteja com o sabor bem no ponto.

Algumas receitas:


Conserva de pepino
Ingredientes para ferver os pepinos:
600g de pepinos pequenos
Um litro e meio de água
Duas xícaras (chá) de vinagre de vinho
Duas colheres (sopa) cheia de sal
Ingredientes da conserva:
Uma xícara e meia (chá) vinagre
Uma colher (sopa) de sal
Uma xícara e meia (chá) de água
Um dente de alho picadinho
Uma folha de louro, um cravo e uma pimenta jamaicana
Uma colher (café) de endro
Uma colher (café) de mostarda em grãos
Quatro colheres (sopa) de açúcar
Modo de fazer:
Coloque os pepinos bem lavados dentro de uma panela e todos os ingredientes da primeira etapa e deixe ferver por três minutos. Depois escorra toda a água em que foi fervido e reserve.
Prepare o líquido da conserva colocando todos os ingredientes da segunda etapa em uma panela e deixe ferver por dois minutos.
Os pepinos que foram reservados, coloque em um vidro esterilizado e depois coloque o líquido da conserva dentro do pote com os pepinos e deixe esfriar um pouco. Depois tampe muito bem e deixe dentro da geladeira por uma semana

Conserva de ovo de codorna  

Ingredientes:
15 ovos (ou mais) de codorna cozidos por pelo menos 7 minutos depois de ferver
Duas colheres (sopa) de gengibre em pó
Duas colheres (sopa) de pimenta do reino em grãos
Quatro xícaras (chá) de vinagre branco
Modo de fazer:

O primeiro passo é limpar os ovos. Descasque-os e coloque em um pote de vidro esterilizado. Em uma panela coloque o vinagre, gengibre em pó e a pimenta do reino e em fogo baixo deixe ferver por uns 5 minutos depois que começar a borbulhar.
Com uma peneira de aço, coe esse líquido derramando ainda quente sobre os ovos dentro do pote.
Depois deixe esfriar por alguns minutos e tampe muito bem. Ai é só deixar algumas semanas dentro da geladeira e aproveitar essa delícia.

Conserva de cebolas  

1 kg de cebolinhas próprias para conserva (as menores que você encontrar no mercado);
Água o suficiente para cobrir as cebolas
Para a conserva:
500 ml de vinagre branco;
500 ml de água;
50 ml de azeite;
½ colher de cravo da índia;
1 colher de sopa de pimenta do reino inteira;
1 colher de sopa de pimenta calabresa;
1 colher de sopa de orégano;
1 colher de sopa de sementes de mostarda;
2 dentes de alho;
3 folhas de louro;
3 colheres de sopa de sal;

Modo de preparo
Para as cebolas:
Leve uma panela com água ao fogo e espere ferver. Adicione as cebolinhas e espere 5 minutos. Esse passo é importante para tirar o gosto acentuado da cebola, sem perder a crocância. Distribua as cebolas nos vidros.
Para a conserva:
Adicione todos os ingredientes em uma panela (água, vinagre, azeite, sal e todos os temperos escolhidos), e leve ao fogo para ferver.
Despeje essa solução fervente dentro dos fracos, sobre as cebolas. Espere esfriar e tampe.
Leve à geladeira. Você pode consumir já no dia seguinte, mas é recomendável esperar cerca de 3 semanas, para que os temperos sejam absorvidos.

Importante: Todos os temperos acima são opcionais. Caso você não possua ou não encontre um deles, pode seguir com a receita que também dará certo!




Comentários