Ovo - Mocinho ou Vilão ?

Sempre ouvimos falar que o ovo faz mal, eleva o colesterol, que não deveríamos comer mais de dois por semana , mas eis que vejo a tal dieta do ovo e fui pesquisar.......


Nem sempre o ovo deteve o título de mocinho. “A gema carrega colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue”, lembra Lia Buschinelli, nutricionista e coordenadora do serviço de nutrição do Instituto Paulista de Cancerologia, em São Paulo. Mas, graças aos estudos científicos realizados nas últimas décadas, esse mal-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido.

Apenas um ovo oferece 80 calorias, contém proteínas, colina, ferro e zinco, e a maioria desses nutrientes encontra-se na gema.
As proteínas contidas nos ovos são de excelente qualidade, oferecem os aminoácidos que nosso organismo necessita. Um ovo oferece aproximadamente seis gramas de proteínas, dentre as funções mais importantes que essas proteínas desenvolvem encontramos sua contribuição na formação do tecido muscular.

Além disso, é um componente essencial em todas as células, constituindo-se como parte vital do sistema imunológico, transportando substâncias no sangue e, além disso, fazendo parte de algumas enzimas, hormônios e neurotransmissores.

Na gema também encontram-se nutrientes chamados luteína e zeaxantina, que pertencem a família dos carotenoides, antioxidantes que ajudam a prevenir os danos visuais relacionados a idade, como a degeneração macular.

 Os Benefícios do ovo são grandioso Ele é uma fonte rica de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Ácido fólico, FerroZincoProteínaFósforoManganêsPotássio… A lista é enorme. A presença especial está na colina, que faz parte das Vitaminas do Complexo B.

Benefícios do ovo

Além de não prejudicar o coração, outros benefícios são:


Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas;
Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina;
Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;
Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E;
Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico;
Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina;
Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo;
Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina;

O ovo é muito saudável e não prejudica a saúde, não aumenta os níveis de colesterol ruim, algo que está cientificamente comprovado. Além disso, especialistas afirmam que é possível comer até dois ovos por dia sem problemas.

Comentários